domingo, 13 de julho de 2008

Parlamento da Amazônia reúne-se amanhã, mas Brasil ainda não tem representação oficial

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil


Brasília - De amanhã (14) até quarta-feira (16), quinze parlamentares da Bolívia, Equador, Venezuela, Peru, Suriname e Brasil participam da reunião do conselho diretor do Parlamento da Amazônia (Parlamaz). Formado pelos países-membro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, o grupo está desarticulado, aponta o senador João Pedro (PT-AM). O Brasil, apesar de ser país-membro, não tem representação oficial no órgão.

As reuniões serão feitas no Congresso Nacional, em Brasília. “O objetivo é justamente organizar o planejamento estratégico do Parlamaz. A reunião será no sentido de retomar o trabalho”, explicou o senador, que participará das discussões. Segundo João Pedro, pelas regras do parlamento o Brasil tem direito a cinco vagas, que devem ser distribuídas entre deputados e senadores. Ele pretende se candidatar a uma delas.

“Farei isso até por ser um político da região amazônica, mas isso [a escolha] será uma decisão do colegiado do Congresso Nacional”, disse. O parlamentar destacou que o território da Amazônia brasileira é o maior entre os outros países amazônicos, e não faz sentido o Brasil não ter representantes oficiais no Parlamaz.

Atualmente, a presidência do parlamento está com a deputada Ana Lucia Reis, da Bolívia. João Pedro afirmou que um encontro entre os membros do Parlamaz e o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), deve ocorrer na terça-feira (15).

“É um espaço importante para a discussão de temas como integração, energia, o manejo florestal, a água e a soberania dos países membros. Estamos tratando de um território de grande importância e nós precisamos nos reorganizar”, defendeu João Pedro.

O Parlamaz foi criado em 1989 e seu principal objetivo é estabelecer políticas integradas e estreitar a relações entre os países-membros na discussão sobre as questões amazônicas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial