sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Semiárido é tema de debate internacional

O diretor de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Valdemar Rodrigues, participa, nos dias 3 e 4 de novembro, do 3° Seminário Internacional de Convivência com Semiárido, em Piranhas (AL). O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), gestor do Centro Xingó, com apoio do Ministério do Meio Ambiente.
Com o tema Vulnerabilidade socioambiental e resiliência no semiárido, o encontro debaterá o desenvolvimento e a divulgação de novas tecnologias sociais, a inclusão produtiva e a segurança alimentar para a Caatinga.  O objetivo é desenvolver e divulgar processos pedagógicos para o aperfeiçoamento de conhecimentos para uma melhor convivência com as regiões semiáridas. 
Entre os assuntos a serem tratados, destacam-se as boas práticas e as experiências exitosas como o uso hidroagrícola do canal do sertão e o protagonismo feminino na convivência com o semiárido. 
CENTRO XINGÓ 
O Centro Xingó é referência em desenvolvimento e divulgação de tecnologias sociais voltadas para a região. No local, são desenvolvidas atividades de incentivo a ovinocaprinocultura, avicultura caipira, apicultura, cultura de espécies forrageiras e biofábrica para produção de sementes e mudas.
O Ministério do Meio Ambiente é um dos parceiros na realização do seminário, por meio do projeto Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro – Sergipe. Esse projeto faz parte da cooperação técnica firmada entre o MMA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
O encontro conta ainda com parcerias da Universidade Federal do Vale do Cariri (UFCA), Centro de Inovação em Tecnologias para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri, o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, Instituto Internacional de Cooperação para a Agricultura (IICA) e PNUD. 
SEMIÁRIDO
O semiárido brasileiro tem quase 1 milhão de quilômetros quadrados, o que corresponde a um quinto do território nacional. Abrange nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
É conhecido pela diversidade cultural, mas também pelos longos períodos de seca e a escassez de água, que atingem principalmente os moradores das zonas rurais. São 23 milhões de habitantes - cerca de 34% da população do Nordeste e 12% da população do Brasil. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial